Um desaparecido continente de milhões de anos atrás apareceu em um improvável lugar

Quando os geólogos da Universidade da Colúmbia Britânica estavam procurando por diamantes, eles depararam-se com algo bem mais precioso: evidências de um perdido continente aqui na Terra. O mais incrível é que algumas amostras geológicas que eles obtiveram continham fragmentos do material de um pedaço de terra há muito tempo desaparecido sob o oceano. Aquele foi, de fato, um achado único na vida. O que está pegando de surpresa os historiadores, no entanto, é a localização desse antigo continente.

Outro continente

Você provavelmente acha que sabe como é a Terra: vastas extensões de água, pequenas seções de terra seca em que nós, humanos, vivemos e a conhecida disposição de nossos continentes. Porém, nosso mundo nem sempre foi desse jeito. Era uma vez um outro continente.

Maior parte é água

Pois é, você pode ficar chocado ao saber, mas só 30% do nosso planeta é terra! Os 70% restantes são compostos por um material famoso por sua cor azulada. A maior parte disso - 96% ou mais - é água salgada do oceano. Na verdade, dado o quanto o planeta é feito de água, é uma maravilha que já tenhamos um desaparecido continente para começar.

Colossais oceanos

Aliás, se você prestou atenção nas aulas de Geografia, saberá que existem cinco oceanos na Terra: Atlântico, Índico, Pacífico, Antártico e Ártico. O maior desses corpos de água é o Pacífico, o qual se estende por mais de um terço do nosso planeta. Assim, onde os continentes se encaixam nisso?

Nada pequeno

Atualmente, temos seis continentes: América, Europa, Ásia, África, Antártida e Oceania. O maior de todos é a Ásia. Esse espaço compõe cerca de 30% da superfície terrestre da Terra e é o lar de aproximadamente 60% das pessoas em nosso mundo. A geografia, contudo, não é tão simples.